Sobre a compra de ancoradouros
Comprar um Berço de Marina no Mediterrâneo
O Mediterrâneo sempre foi o local de sonho para muitos proprietários de barcos do norte da Europa. As condições climatéricas quentes, estáveis e soalheiras permitem que as suas ambições de navegação sejam desfrutadas durante cerca de 260 dias por ano, ou mesmo mais nos locais mais quentes. Este aumento do número de barqueiros permanentes significa que há uma necessidade constante de instalações de atracação adicionais e pode ser muito difícil para os proprietários de iates encontrarem o seu atracadouro ideal.
Garantir um ancoradouro no Mediterrâneo é apenas uma das muitas razões pelas quais os proprietários de barcos tendem a comprar o seu ancoradouro em vez de o alugar. Isso, juntamente com o facto de ser geralmente mais barato comprar do que alugar, são as duas principais razões pelas quais 80% de todos os berços foram comprados por proprietários de barcos de muitas nacionalidades diferentes.
Em todos os casos, deve permitir 10% do preço de compra para cobrir os custos fiscais e/ou legais. E uma vez adquirido um ancoradouro, existe na maioria dos portos uma taxa de manutenção anual para pagar a manutenção da marina. Mas, apesar destes encargos, não é raro conseguir uma poupança de cerca de 50% em relação ao aluguer do mesmo cais durante o período restante da concessão portuária.
A compra de um posto de acostagem dá ao comprador o direito de utilizar esse posto de acostagem até à data de fim da concessão desse porto de recreio em particular. O período de concessão, no entanto, é diferente para praticamente todos os portos em todos os diferentes países. Nalguns a concessão tem muitos anos de duração, enquanto noutros pode ser um período relativamente curto, mas o preço dos postos de acostagem será sempre relativo à duração do período de concessão restante.
Se pretender saber mais sobre a compra de um posto de amarração na marina do Mediterrâneo, por favor contacte-nos através do endereço [email protected], ou em alternativa consulte a nossa página de Perguntas Frequentes clicando aqui.