FAQ

FAQ's

Fizeram-nos muitas perguntas, muitas vezes, sobre a compra ou o aluguer de um ancoradouro na marina do Mediterrâneo. Abaixo estão apenas algumas das perguntas feitas a nós, mas se você tiver outra pergunta que gostaria de responder, por todos os meios, informe-nos.

“QUANTO CUSTA UM BERÇO DA MARINA DO MEDITERRÂNEO PARA ALUGAR” ?

Tudo depende de onde no Mediterrâneo ou em que marina você deseja estar, e também se os proprietários de berços estão autorizados a alugar seu berço para outro velejador, mas um 15 metros em dizer Marina Duquesa na Costa del Sol, custaria cerca de 10.000 euros por ano, mas em Puerto Banus poderia ser mais de 16.000 euros ou até mais.

“ QUANTO CUSTA UM BERÇO DA MARINA DO MEDITERRÂNEO PARA COMPRAR ” ?

Isso também depende de qual parte do Mediterrâneo, qual país, qual área desse país e qual marina. Não há preços definidos ou padrão, mas eles podem ser consideravelmente diferentes. Por exemplo, um posto de amarração de 12 metros numa marina com, digamos, 10 anos de concessão, custaria mais de 40.000 euros, mas muito mais numa marina com 25 anos de concessão. Nestes casos, um cais de 12 metros pode custar mais de 90 000 euros ou mais. Para além do custo do ancoradouro, na maioria dos casos, haverá também uma taxa de manutenção anual a pagar. Um ancoradouro típico de 15 metros custaria entre 3.000 e 4.000 Euros por ano e um de 12 metros entre 2.000  a 3.000 Euros por ano.

“O QUE SE QUER DIZER COM A DATA FINAL DA CONCESSÃO” ?

Na maioria das marinas, cada operador de marina chegou a um acordo com o respetivo governo para construir/operar uma marina por um determinado período de tempo. No passado, a duração do acordo (Concessão) era deixada ao operador individual/Governo para acordar a duração. Esta situação alterou-se desde então. Em Espanha, por exemplo, todos os novos portos têm geralmente uma concessão fixa de 30 anos.

“O QUE ACONTECE QUANDO A CONCESSÃO TERMINA” ?

Os respetivos governos têm um par de escolhas. Poderão negociar uma nova concessão com o operador da marina existente, ou lançar um concurso para uma seleção de outros operadores de marinas. Algumas marinas espanholas, por exemplo, chegaram recentemente ao fim do seu período de concessão, mas foram tomadas medidas para prolongar a sua data de concessão final específica por um período mais curto.

“O QUE ACONTECE SE EU TIVER UM BERÇO DE MARINA QUANDO A CONCESSÃO TERMINAR” ?

Quando se compra um cais, na realidade está-se a comprar o direito de utilização desse cais até à data do fim da concessão. Em teoria, deve então devolver o cais ao operador, mas na realidade, é um inquilino permanente, pelo que é natural que lhe seja dada a primeira escolha para recomprar o cais até à próxima data de fim de concessão. Nas marinas que tiveram a sua concessão prolongada, os actuais proprietários de cais tiveram a oportunidade de prolongar a sua data de fim, alguns pagando um valor nominal e outros não tendo nada a pagar

“QUE OUTROS CUSTOS DEVO ADMITIR SE COMPRAR UM BERÇO” ?

Isso depende do país em que o berço e a marina estão localizados, mas geralmente há impostos ou uma taxa de transferência adicionada ao processo. Depende também do tipo de marina. Em alguns casos, trata-se apenas de um contrato com o porto, enquanto noutros é um processo legal que envolve os notários locais e, nesse caso, é-lhe entregue um título de propriedade ou, em França, acções da marina. Ao comprar um ancoradouro de propriedade privada, um subsídio de, digamos, 10% deve ser permitido para cobrir estes e quaisquer encargos de solicitador, mas se comprar de uma nova marina, há também IVA a pagar, que pode ser tão alto quanto 21%.

Como mencionado, há também taxas comunitárias anuais a pagar, mas novamente isso depende de qual marina o berço está localizado. Em caso de dúvida, entre em contacto connosco.

“QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE COMPRAR UM BERÇO EM VEZ DE ALUGAR UM” ?

Há várias razões pelas quais as pessoas compram os seus berços em vez de alugar. Em primeiro lugar, funciona mais barato para comprar contra o aluguer. Em segundo lugar, você tem segurança de posse comprando & nbsp; um berço e, em terceiro lugar, você não está ao capricho da marina, tendo que pagar taxas de aluguel aumentadas a cada ano. Pode ler mais sobre este assunto clicando aqui

“POSSO SUBARRENDAR O MEU BERÇO SE COMPRAR UM” ?

Num grande número de marinas não pode, embora haja algumas em que pode. Naqueles que o permitem, você poderá alugar um berço privado a um custo menor do que a marina cobraria, mas naqueles que não o fazem, você deve reservar e pagar pelo seu berço diretamente com a marina.

“EXISTE ALGUM LIMITE NO TAMANHO DOS BARCOS PARA UM CERCO BERÇO” ?

Na maioria das marinas, o seu barco precisa de estar dentro do tamanho do berço, por isso, para um barco de 15,25 metros de comprimento, por exemplo, teria de ir para o próximo tamanho de berço acima. Nalgumas marinas, isto seria um cais de 16 metros, mas noutras significaria estar num cais de 18 metros. No entanto, igualmente importante é o tamanho da viga da embarcação. Um barco com um feixe de 4,75 geralmente não seria permitido em um berço de 4,5 metros de largura e, em algumas marinas, o feixe geral de um barco pode ter & nbsp; para incluir para-lamas também.

“PORQUE NÃO APENAS ALUGAR UM BERÇO” ?

Há muitos proprietários de barcos que alugam os seus ancoradouros e alguns fazem-no há muitos anos, mas quanto mais tempo o ancoradouro for alugado, mais acabará por pagar pelo ancoradouro, ao contrário de conhecer os custos fixos comprando o ancoradouro. É muito semelhante ao aluguer de uma casa em vez de a comprar. Ao alugar, está a pagar a um senhorio e, no final do período de aluguer, não tem nada para mostrar. Ao comprar um cais, mesmo mantendo-o até a data de concessão final, você terá pago talvez metade do que pagaria para alugar exatamente o mesmo cais – E supondo que você o venda em algum momento, você também poderá recuperar parte do seu investimento inicial, tornando seus custos gerais de atracação ainda mais baixos.

“QUAL É A MELHOR FORMA DE LEVAR O MEU BARCO PARA O MEDITERRÂNEO” ?

Tudo depende de onde seu barco estaria vindo e onde no Mediterrâneo você planeja ficar. Os navios mais pequenos podem ser levados por transporte terrestre, ou mesmo por navio. Em alternativa, pode querer trazê-lo você mesmo. Nesse caso, podemos organizar um capitão qualificado pela RYA para o acompanhar e treiná-lo em rota.

 “QUE OUTROS CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS AO COMPRAR UM BERÇO” ?

Tudo depende do porto escolhido. Em alguns casos, seria um contrato direto com o porto, onde em outros é como comprar uma propriedade e você recebe uma escritura de compra. De qualquer forma, é melhor permitir 10% além de cobrir impostos e, se necessário, um advogado para lidar com a transação para você.

“O MEU BARCO ESTÁ SEGURO” ?

A maioria das marinas são lugares muito seguros para manter um barco. A videovigilância é apenas uma parte dos meios de proteção utilizados, juntamente com a monitorização constante por parte do pessoal da marina. Devo dizer que tenho o meu barco no Mediterrâneo há mais de 25 anos, sem qualquer roubo dos meus barcos e sem danos causados por terceiros. O meu barco foi assaltado duas vezes, quando eu tinha um no Reino Unido.

“COMO SÃO AS INSTALAÇÕES NESSAS MARINAS” ?

As instalações são muito boas. Independentemente da marina que escolher, todas as instalações normais, como casas de banho, lavandaria, WiFi e serviços de estaleiro, estão à mão. Em algumas marinas existem piscinas e na maioria existem lojas locais, restaurantes, etc., tudo dentro dos limites da marina.

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